Slide show

[Tecnologia][slideshow]

Inventores e suas invenções. Você sabia?



Durante uma pesquisa na internet acabei entrando em uma pagina de noticias sobre tecnologia e nela havia varias chamadas, para lançamentos de vários acessórios, equipamentos e utensílios para diversos usos. Ao abri-las, percebi que na maioria das matérias havia a indicação de quem "fez" a "inovação", foi nesse momentos que pensei: "Quando foi que eu aprendi a dar os devidos créditos aos inventores de coisas que uso ou usei?".

Percebi que hoje, com o avanço da informação e tecnologia alguns objetos acabam sendo deixados de lado, sem nem mesmo imaginar o qual inovadora a sua invenção foi pra sua época, que nem mesmo temos curiosidade de saber quem foi o criador e quando foi criado. E foi pensando nisso que escolhi para essa primeira parte alguns objetos, que fazem ou fizeram parte do nosso dia-a-dia, seja por velos sendo usados ou mesmo usando-os.

E convido a você a dar alguma sugestão de objetos para, que possa ser apresentado o seu criador.

-> Saxofone <-


Foi inventado por Antoine Joseph Sax, em 1840. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. O saxofone foi criado de uma costela do clarone. Isso em 1834, quando ele inspirou-se no formato de cachimbo em algo de mecânica que percebeu ao terminar de aperfeiçoar um clarone baixo. Sete anos depois, ele criou a primeira peça da família, um sax baixo. E, a partir deste, diminui tamanhos e desceu extensões criando o barítono, tenor, alto, soprano e sopranino. Em 1846, com a prole completa, patenteou o instrumento em seu nome.

Saxofone

-> Poligrafo <-


A primeira máquina de detecção de mentiras foi um “test de pressão sanguínea sistólica” criado pelo psicólogo de Harvard William Mounton Marston, em 1913. Se esse nome lhe parece familiar, é porque a criação mais conhecida de Marston é, na verdade, a Mulher Maravilha. 

Em 1921, o PhD em ciência forense e oficial de polícia John Larson descobriu uma forma de progredir ao fazer perguntas e registrar a pressão sanguínea tornando o processo contínuo. Em vez de medições fragmentadas da pressão sanguina na medida em que a pessoa respondia “sim” ou “não”, uma leitura poderia ser tomada o tempo todo, o que é mais próximo do que nos vem à cabeça quando pensamos em polígrafos hoje: pequenas leituras sísmicas ditadas pela nossa própria culpa e desilusão.

maquina da mentira

-> Panela de pressão <-


A panela de pressão foi inventada no final do século 17 por Denis Papin, um físico francês que foi perseguido em seu país natal e se refugiou na Inglaterra, ele também foi o inventor da célebre Marmita de Papin (máquina a vapor), apresentada em 1679, que precedeu a invenção do autoclave e a panela de pressão. Ela foi inventada para permitir o preparo de alimentos de maneira mais rápida, cozinhando-os numa temperatura mais elevada do que 100 °C.

-> Calculadora <-


Foi Blasise Pascal, no ano de 1642, que criou a maquina de calcular, antes dessa criação, erá usado o famoso ábaco a primeira calculadora da história. Pascal erá filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato desta realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco. Inicialmente ela somente realizava operações de soma e subtração e foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: chamada de a “roda graduada”.

-> Isqueiro <-

Já o isqueiro foi inventado no século 16 e se tratava de uma antiga arma de fogo adaptada, Mas foi apenas no ano de 1823 – repare que é antes da invenção do fósforo – que o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner levou os créditos por ter inventado o primeiro isqueiro, que ficou conhecido como “lâmpada de Dobereiner”. Ele funcionava a partir de uma reação de hidrogênio em uma esponja de platina, que fornecia calor. O austríaco Carl Auer Von Welsback patenteou o ferrocério – uma substância metálica que cria muitas fagulhas – em 1903. Foi esse elemento que permitiu a produção de isqueiros como conhecemos hoje, afinal, é o atrito que provoca a faísca e faz com que o fluído ou o gás entre em combustão.

Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]