Slide show

[Tecnologia][slideshow]

Como é feita a tinta da caneta? Historia e curiosidades

Escrevemos, escrevemos e continuamos escrevendo e praticamente essa atividade se tornou rotina para muitas pessoas, elas por sua vez utilizam muito as canetas esferográficas. E no primeiro sinal de falha o que você faz? Muitos jogam fora, no entanto já se perguntou de onde vem a tinta da caneta? Como você consegue escrever? Como são feitas as tintas com aroma?

Nessa matéria você saberá mais sobre a tinta da caneta e um pouco da sua historia.

Caneta



As tintas são constituídas de um pigmento e de um diluente, para dispersá-la e fazê-la fluir. As tintas das canetas esferográficas, a base de anilinas, possuem como aglutinante uma resina sintética viscosa, cuja função é sua distribuição uniforme e a secagem rápida na superfície do papel.

Canetas esferográficas contêm tinta em um cartucho, como uma caneta-tinteiro. Mas, em vez de um nib, estas canetas tem uma pequena bola na ponta que rola a tinta em papel. A ideia de usar na ponta da caneta uma pequena esfera de metal, molhada pela tinta que vem de um tubinho, surgiu no final do século XIX. O húngaro Lazlo Josef Biro aperfeiçoou a ideia e popularizou a esferográfica a partir de 1938. Em meados da década de 40, Biro passou a patente para o francês Marcel Bich, criador da Bic, que, hoje, vende 10 milhões de canetas por dia em todo o planeta.

Na caneta esferográfica, a tinta é muito espessa e seca rápido. É espessa para que não vaze pelo reservatório, mas fina o suficiente para reagir à gravidade. É por isso que uma caneta esferográfica normal não escreve com a ponta virada para cima. Precisa da gravidade para puxar a tinta para a esfera.


Espera! Como são feitas as tintas com aroma?

A resposta é bem simples: Quando a tinta da caneta é produzida, uma essência é misturada a ela. Essa essência é um espécie de perfume, que pode ter aroma de fruta, de bala ou de outra coisa qualquer.


A mistura é colocada dentro da carga da caneta e quando passamos a caneta no papel, o aroma é liberado junto com a tinta! Muita gente cheira o que escreveu. Você já fez isso?

É por isso que a gente sente o aroma quando vai escrever. Normalmente, o aroma é selecionado de acordo com a cor da tinta.


Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]