Slide show

[Tecnologia][slideshow]

Os lobos realmente uivam para a lua?


Especialistas em caninos não encontraram nenhuma conexão entre as fases da Lua e o uivo dos lobos. Os lobos cantam com mais frequência durante a noite porque são animais noturnos. Mas por que apontam suas faces em direção à Lua e às estrelas quando uivam? É tudo uma questão de acústica, visto que projetar seus chamados para cima permite transportar o som mais longe.

Os ancestrais dos cães domesticados uivam como uma forma de comunicação à longa distância, transportando uma série de informações. Devido ao agudo e à suspensão das notas, os sons dos uivos dos lobos podem alcançar tão longe quanto 9,6 quilômetros na floresta e mesmo 16 quilômetros cruzando a tundra sem árvores.

Os uivos dos lobos servem como uma espécie de sistema de localização, cantorias e alarmes de incêndio - tudo junto. Em geral, os principais motivos para os lobos uivarem incluem:

  • um brado de reagrupamento para a matilha se encontrar; 
  • um sinal para informar a matilha sobre a localização de um lobo; 
  • uma advertência para lobos estranhos ficarem fora do território da matilha. 

A frequência dos uivos aumenta durante a noite e pela madrugada adentro quando os lobos caçam. Os uivos pontuam o ar mais frequentemente durante a estação de procriação no inverno, quando os lobos buscam seus pares. Como os uivos carregam uma codificação do tamanho corporal e da saúde do lobo (com os animais maiores exibindo tons mais profundos), os machos podem exercitar seus cantos para atrair fêmeas.


Embora pensemos que os lobos uivam sozinhos, eles frequentemente o fazem em grupo. Esses coros de uivos envolvem membros de uma matilha cantando em uníssono em várias alturas. Juntos, os coros podem incluir até 12 harmonias relacionadas. Uivos em grupo podem proteger as matilhas, já que a combinação de harmonias ilude os ouvintes a pensar que há mais lobos presentes. Ou às vezes, eles uivam apenas pelo divertimento.





Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]