Slide show

[Tecnologia][slideshow]

O buraco negro. Que tal desvendá-lo?


Muitas perguntas se fazem com relação ao buraco negro, algumas delas giram entorno da existência e de como funcionam. Antes de tudo temos de conhecer um pouco da teoria: A compreensão moderna do buraco negro é baseada na Teoria Geral da Relatividade (1915) de Einstein, esse conceito de que um objeto do qual a luz não pode escapar (buraco negro) foi originalmente proposto por Pierre Simon Laplace, em 1795. Usando essa Teoria, Laplace calculou que se um objeto fosse comprimido em um raio suficientemente pequeno, a velocidade de escape desse objeto seria mais rápida do que a velocidade da luz.

Então vamos ver o que é realmente o buraco negro.

Ele é o que sobra quando morre uma gigantesca estrela. A estrela é um imenso e incrível reator de fusão. Pelo fato de as estrelas serem imensas e feitas de gás, existe um campo gravitacional intenso que tenta constantemente fazê-las entrar em colapso. As reações de fusão que ocorrem no núcleo são como uma gigantesca bomba de fusão que tenta explodir a estrela. O equilíbrio entre as forças gravitacionais e as forças explosivas define o tamanho da estrela.




Quando a estrela morre, as reações de fusão nuclear são interrompidas, pois o combustível para essas reações é consumido. Ao mesmo tempo, a gravidade da estrela atrai a matéria para o interior e comprime o núcleo. À medida que o núcleo é comprimido, este se aquece e cria uma explosão, arremessando para o espaço a matéria e a radiação. O que fica é o núcleo altamente comprimido e extremamente maciço. A gravidade do núcleo é tão forte que nem a luz consegue escapar.

Esse objeto literalmente desaparece da visão. Como a gravidade do núcleo é muito intensa, ele se afunda na estrutura do espaço-tempo, criando nele um buraco. Esse objeto é chamado de buraco negro.




O núcleo se transforma na parte central do buraco negro, chamada de singularidade gravitacional. A abertura do buraco é chamada de horizonte de eventos.

Saber sobre isso deixa muitas pessoas no "mundo da lua". É realmente incrível.



Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]