Slide show

[Tecnologia][slideshow]

As zebras são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas?


Os zoólogos ainda não desvendaram todos os mistérios genéticos que existem por trás da pelagem listrada que caracteriza a zebra. O padrão de cores alternadas funciona bem em seu ambiente nativo, desviando até 70% do calor que atinge o corpo. O arranjo das listras acrescenta mais uma dimensão intrigante à biologia animal, tendo em vista que o padrão em cada zebra é único. 

Em especial, as listras dos ombros, ou cernelhas, abrigam as marcações mais individualizadas. Na selva, as listras da zebra funcionam, na verdade, como camuflagem para repelir seus principais predadores: leões e hienas.


Qual é a cor da zebra?

Se você pesquisar em busca da resposta, não demorará a encontrar muitas explicações conflitantes. Mas Lisa Smith, curadora de grandes animais no zoológico de Atlanta, reporta que o pelo é muitas vezes descrito como "preto com listras brancas". Isso faz sentido, porque o padrão resulta de ativação de pigmentos (pretos) e de sua inibição (branco). Isso significa que o pelo é preto, e as listras brancas ficam onde não existe pigmentação. Como confirmação, a maioria das zebras tem pele escura por sob o pelo.



Confira também nossa matéria que mostra algumas Curiosidades sobre o mundo animal



Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]