Slide show

[Tecnologia][slideshow]

Conheça um pouco mais dos jogos que tanto jogamos


Existem várias versões que tentam decifrar de onde veio o jogo, mas nenhuma delas até hoje pôde ser confirmada. Acredita-se, porém, que ele tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. Os primeiros indícios da presença do dominó na Europa são de meados do século XVIII, quando era jogado nas cortes de Veneza e Nápoles. As peças eram feitas de ébano, com pontos de marfim, representando os números.

O antigo dominó chinês traz todas as 21 combinações que podem ser obtidas ao lançar dois dados, sugerindo que um jogo possa ter nascido do outro. Já na Europa, há sete peças a mais, combinando esses números também com o zero. O nome dominó provavelmente deriva da expressão latina domino gratias, que significa "graças a Deus", dita pelos padres europeus enquanto jogavam. Atualmente, o dominó é jogado em quase todos os países do mundo, mas é mais popular na América Latina. Na China, ele deu também origem a outro jogo, mais complexo: o mah jong. O dominó foi trazido ao Brasil no século 16, pelos portugueses. Mas se tornou popular mesmo nas senzalas, entre os escravos.



Segundo uma lenda indiana, os números do gamão são uma alusão ao tempo: as 24 flechas seriam as horas do dia (cada lado tem 12, como os meses do ano); as 30 peças representam os dias do mês; e os dados são dois - um para o dia, outro para a noite. E os sete dias da semana? A soma dos valores opostos de cada face de um dado.

Para o poeta romano Terêncio, a sorte nos jogos servia de metáfora contra a ideia de destino: "A vida de um homem é como um jogo de dados - se não consegue a jogada que esperava, pode mostrar sua habilidade tirando o máximo da jogada que conseguiu”.



De acordo com o Banco de Dados Folha, o Futebol de Botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Décourt. Contam que ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Por isso, chegou a ser proibido nas escolas. O dia do nascimento de Geraldo Décourt em 14 de fevereiro foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "Dia do Botonista". Um dos modelos de traves dos anos 70, além de goleiro feito utilizando-se uma caixa de fósforos, comum para a época; note que praticamente só há espaço para a bola (geralmente uma pastilha) entrar no gol, por cima do goleiro. "Capas de relógios" utilizadas como botões, também dos anos 70; tratava-se de um "vidro" mais envelhecido, que era disputado pelos garotos da época, nos relojoeiros. 

Eram botões fabricados pela "Plásticos Santa Marina" tendo de início o nome "Futebol Miniatura"; vinham em caixas de time simples ou em caixas de times duplos, as caixas eram assim:

* Caixa dupla com o nome antigo de "Futebol Miniatura"

* Caixa "BOLAGOL" simples, já com o nome Bolagol

Os fabricantes de botões "BOLAGOL" primaram em fazer uma das maiores coleções de times do Brasil e estrangeiros de que se tem notícia, ninguém fabricou tamanha diversificação de times de tantos estados brasileiros; a coleção é composta por aproximadamente 130 equipes entre brasileiras, seleções e estrangeiras.



A origem do nome do jogo de damas pode ser para lá de machista, pois teria surgindo na Europa da Idade Média, como uma alternativa feminina ao jogo de xadrez, mais complicado e praticado apenas por homens. O jogo de damas teve seu início no Brasil como esporte entre os anos 1935 a 1940, por Geraldino Izidoro. A partir de 1940, a prática do jogo de modo organizado entrou em recesso. Não há registros até 1954. O mestre russo W. Bakumenko fez ressurgir o movimento do jogo no País, no tabuleiro de 64 casas.



A referência mais antiga que se tem desse passatempo surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito. Achados arqueológicos, porém, mostram que ele foi desenvolvido independentemente em diferentes regiões do planeta, como a China antiga e a América pré-colombiana.

Sabe-se também que faz parte dos jogos conhecidos como "família do moinho" ou "trilha" - nos quais o objetivo é posicionar as peças de modo que formem uma linha reta. Há também versões em que variam os números de linhas e colunas, geralmente três ou cinco. Conhecido praticamente em todo o mundo, o jogo varia de nome conforme a região. Na China de 500 a.C., era conhecido como luk isut k-i. Nos países de língua inglesa, chama-se tic-tac-toe.




Trilha ou Moinho é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro, que frequentemente é incluído por fabricantes brasileiros de jogos de tabuleiro como parte de coletâneas de jogos de tabuleiro.
É da família dos jogos conhecidos como “Merels”(Marel), da qual descende também o jogo de “trilha” ou “moinho”.

Mas sua origem é certamente bem mais antiga. O desenho do tabuleiro semelhante foi encontrado em cavernas pré-históricas, na Áustria e em uma caverna na França. Encontrou-se tabuleiro no Egito, datadas de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C) e num navio Viking, o Gokstad, de 900 a.C



Soldados russos criaram o jogo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. Ganhava quem descobrisse primeiro as coordenadas das embarcações do oponente.

Nos anos 20, o passatempo se tornou popular entre prisioneiros e soldados no intervalo dos combates. Em 1931, apareceu nos EUA a primeira versão comercial, ainda em papel, chamada Salvo. Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, foi lançado o jogo com o nome que ficou mais conhecido nos EUA: Battleship. Em 1967, durante a Guerra Fria, veio a primeira versão de tabuleiro, com as clássicas maletinhas e navios de plástico encaixáveis – lançada no Brasil em 1988.


xadrez

O xadrez surgiu por volta do século V na Pérsia, atual território do Irã. O império islâmico dominou a região no século VII e ajudou a popularizar o xadrez no resto do mundo. É a única modalidade esportiva na qual uma pessoa pode enfrentar muitos adversários ao mesmo tempo em condições próximas da igualdade. 

Na Europa Medieval, o xadrez adquiriu traços mais próximos do jogo atual, incorporando figuras do imaginário medieval da época: rei, rainha, bispo, torre, cavalo, peão.

Existem 170 000 000 000 000 000 000 000 000 (170 setilhões!) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez. Depois de apenas 4 lances, o número de combinações possíveis do jogo chega a 315 bilhões.

"Xaque-mate" é uma expressão do jogo de xadrez que significa "o rei está morto". Ela vem da frase persa "Shah Mat".

Prodígio vencedor de sua primeira partida profissional aos 13 anos, Robert "Bobby" Fischer foi o primeiro norte-americano a vencer o campeonato mundial de xadrez, em 1972. Depois, tornou-se recluso e fez declarações polêmicas, ao apoiar a ação terrorista de 11 de setembro. Bobby Fischer morreu no dia 17 de janeiro de 2008, aos 64 anos, de falência renal.

Grande jogador do século XIX, o austríaco Wilhelm Steinitz foi internado em um asilo para doentes mentais e chegou a dizer que jogara - e ganhara - uma partida de xadrez contra Deus.



Com o nome de Monopoly, este jogo foi inventado pelo Americano Charles B. Darrow. Ele desenhou a 1ª versão numa toalha de mesa para diversão de um grupo de amigo! 

Nesta época, os EUA atravessarão uma época conhecida como a grande depressão. Ele foi atras de empresas que queiram publicar o jogo dele, mais alegaram que era um jogo muito complicado. Darrow não desistiu e apostou no empreendimento em parceria com um amigo gráfico. Produziu artesanalmente e vendeu 5 mil jogos a loja de departamentos John Wannamarker, da Filadélfia. Ao perceber o potencial do jogo, a empresa que tinha rejeitado seu jogo antes, a Parker Brothers, reconsiderou sua decisão e fez um acordo com o inventor, começando a produzir 20mil unidades por semana. Em 1936, embora se temesse nova recessão, as vendas explodiram. A fantasia proporcionada por Monopoly, conquistou americanos ja cansados de um período econômico mais sombrio da historia. No brasil, o banco imobiliário começou a ser produzido pela Estrela em 1994!


Não é legal conhecer um pouco mais sobre esses jogos?

Veja também nossa matéria sobre algumas curiosidades dos games antigos

Máquinas

[Máquinas][stack]

Games

[Games][btop]